Crescendo sem nenhuma figura paterna, Naruto é exuberante, ousado, desatento, descuidado e indiferente para a formalidade ou posições sociais. Ele costuma terminar frases com "Dattebayo!" (だってばよ!) quando animado ou frustrado. Ele tem uma série de características infantis, como ser um comedor muito exigente (ele come quase exclusivamente ramen), ter medo de fantasmas, além de carregar uma carteira gordinha de um sapo verde que ele chama de "Gama-chan".[7] Naruto tem um hábito de dar às pessoas que ele conhece apelidos ou usar honoríficos inapropriados, como mostrado quando ele ofendeu o Segundo Hokage por não chamá-lo de "Senhor Segundo" (二代目様, Nidaime-sama). Ele pode ser bastante pervertido, criando diferentes formas de sua Técnica Sensual e uma vez tentou dar uma espiadinha na casa de banho das mulheres quando a oportunidade apareceu.[8] Apesar dessas peculiaridades, Naruto é dito ter uma personalidade que atrai as pessoas a ele, tendo uma amizade inspiradora e lealdade que a maioria das pessoas encontram nele através de seus atos de bondade e sinceridade genuína que pode mudar toda visão do mundo de um homem. Por exemplo, durante a Quarta Guerra Mundial Ninja; Naruto inspirou os Bijū a confiarem nele e, quando conectado com toda a Aliança Shinobi através de telepatia, ele foi capaz de reacender o espírito de luta dos exércitos desmoralizados, optando por continuar a lutar, apesar das perdas que ele poderia receber, como os shinobi foram feitos para suportarem as dificuldades.[9][10]
Devido aos anos de isolamento e desprezo que ele recebeu da aldeia, Naruto passou a desejar ser reconhecimento. Ele costumava fazer brincadeiras ao redor da aldeia apenas para obter atenção e desejava se tornar Hokage, na esperança de ser reconhecido por todos como uma pessoa importante. Durante o treinamento de Naruto naCachoeira da Verdade, foi revelado que uma parte dele odiava a aldeia por tratá-lo como um pária, apenas se importando com ele depois que ele a salvou durante a invasão de Pain. Esse ódio permitia que Kurama manipulasse Naruto quando ele ficava furioso, levando-o a ficar selvagem várias vezes até que Naruto enfrentou o problema e aprendeu a deixá-lo ir. Como Naruto cresceu em sua carreira como um ninja, seu desejo de ser reconhecido com um Hokage mudou para o desejo de ajudar e proteger as pessoas próximas a ele, o qual Tobiatribuiu à Vontade do Fogo.[11] Naruto desenvolveu seu nindō em nunca voltar para atrás em sua palavra, colocando-se através de todos os comprimentos necessários para cumprir a sua promessa, como mostra em sua promessa à Sakura de trazer Sasuke de volta depois de sua deserção, apesar de Sakura (após algum tempo) ver isso como impossível, devido à Sasuke se tornar um criminoso internacional perigoso mais tarde.
De acordo com Kakashi, Naruto aprende através de seu corpo, como ele é relativamente ingênuo, simples e lento para entender princípios ou situações, muitas vezes exigindo uma analogia simplista, a fim de entender o que está sendo explicado para ele, algo que ele tornou-se mais dispostos a admitir.[12]Naruto responde melhor à concorrência, utilizando-a como uma unidade adicional para aprender novas técnicas, embora não hesite em perguntar se ele precisar. No entanto, apesar de sua simplicidade, Naruto pode ser bastante observador, notando coisas que os outros não percebem e pode reter informações casualmente recolhidas através de conversa.[13] Na batalha, Naruto tem mostrado ser calmo e controlado na maioria das vezes, mas ele pode ficar frustrado quando ele é incapaz de derrotar o seu adversário. Ele também pode ter um raciocínio rápido, criando estratégias rapidamente ou usando inventivo de suas técnicas para pegar seus adversários de surpresa durante a luta, mas ele pode ficar muito excitado e esquecer alguns conceitos ou fraquezas que ele mesmo percebeu previamente.[14]
A morte de seu mestre Jiraiya e a invasão de Pain causaram uma grande mudança no ponto de vista com relação ao mundo de Naruto. Durante seu luto por Jiraiya, Naruto jurou vingança sobre Pain e deixou a aldeia para aprender senjutsu.[15] Durante o treinamento, Naruto leu uma cópia de A Lenda de Um Ninja Determinado, descobrindo que seu nome foi inspirado pelo nome do protagonista do livro. Embora ainda mais enfurecido com as ações de Pain durante a invasão, Naruto acabou se encontrando com seu pai, que lhe explicou o ciclo de ódio do mundo shinobi. Depois de finalmente ouvir a história de Nagato e os resultados do ciclo de ódio, Naruto jurou que iria quebrar o ciclo e trazer a verdadeira paz para o mundo.[16] Apesar deste desejo fazer ele ficar em oposição direta ao de Sasuke, Naruto continua por este caminho, determinado em acabar com ambos a Quarta Guerra Mundial Ninja e o ciclo de ódio.
Depois de perceber o seu amor por Hinata, Naruto se tornou não só protetor com ela, mas também passou a ficar tímido e nervoso em sua presença até o ponto onde ele acidentalmente lhe disse como se sentia, e, eventualmente, a pediu em casamento depois de salvá-la de Toneri Ōtsutsuki. Depois de se casar e ter dois filhos com ela, ele costumava interromper o seu próprio treinamento para brincar com ela, Boruto e Himawari. Na idade adulta, Naruto se tornou muito mais sábio. Quando Boruto vandalizou o Monumento Hokage, Naruto soube que seu filho só queria sua atenção uma vez que eles não têm tanto tempo pessoal como costumavam ter antes de Naruto se tornar Hokage. Apesar de repreender Boruto por seu comportamento e sabendo que ele iria se atrasar para a Reunião dos Kage, Naruto passou algum tempo com seu filho para inspirá-lo a suportar qualquer dificuldade como um verdadeiro shinobi deveria, provando ser um pai amoroso.[17] Eventualmente, Naruto chegou ao ponto usar seus clones das sombras para brincar com Boruto. Ao mesmo tempo, Naruto mantém algumas de suas excitações infantis.[18] Do mesmo modo, ele ainda é delirante sobre suas habilidades na infância, comparando-as arrogantemente com as habilidades prodigiosas de Sasuke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário